Para quem sofre com a ansiedade, algumas atitudes aparentemente triviais podem ser ainda mais prejudiciais e resultar em crise. Então, hoje, elenquei algumas situações que devem ser evitadas naqueles momentos que você sente a ansiedade se aproximar.
Uma delas é assistir aos noticiários. É comum que, em meio a algumas notícias leves e triviais, sejam noticiados muitos fatos mais ‘pesados’, como a violência e assuntos desse teor devem ser evitados nos momentos mais ansiosos.
Assim como o uso excessivo das mídias sociais. Além das notícias, elas podem intensificar a ansiedade por mostrarem vidas diferentes daquela que levamos, positividade excessiva, glamour, perfeição… Isso faz com que a gente tenda a comparar nossas vidas com aquelas vistas e, não raro, culmina em mais frustração e tristeza.
Algumas pessoas ansiosas gostam de compartilhar seus sentimentos e sensações com os outros. Enquanto outras preferem se preservar. Independente de qual seja seu caso, em momentos de ansiedade intensa, evite contato com pessoas ‘negativas’, que tendem a descarregar os problemas em cima de você.
Inclusive, o mesmo vale para outras pessoas, lugares e situações que você sabe que, geralmente, tendem a te deixar mais ansioso.
Internamente, tente não se basear em experiências negativas e nem se preparar para o pior cenário. Pensar demais, especialmente em hipóteses e no passado, não é nada confortante e eficaz nessas situações.
Por último, mas não menos importante, tente manter hábitos saudáveis – como comer e dormir bem e praticar exercícios físicos. E, independente de fazer ou não terapia, procure um terapeuta que possa te auxiliar neste processo. Você não precisa passar por isso sozinho!
Não raro, a ansiedade é recorrente, mas a forma como você lida com ela pode fazer toda a diferença. Por isso, permita-se sentir, questione-se diante das sensações e determine o que você quer para sua vida.
Ame-se! Cuide-se! E, no final, vai ficar tudo bem! Sempre fica!
Kátia Bossan
WhatsApp: (55) 16. 991208060